quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Piercings em Cartilagem

Olá lindos, tudo bom? Primeiramente peço miiil desculpas porque faz um tempão que a gente não posta nada aqui, mas a faculdade ta apertada e a gente não tem tido muito tempo livre. Bom eu resolvi postar sobre isso porque recentemente nossa amiga Elo e eu fomos colocar novos piercings, nós já tínhamos um no Tragus e ela resolveu botar outro no Helix e eu no Tragus do outro lado. Então pra vocês que querem colocar um piercing na orelha e tem medo ou não sabem onde ainda exatamente, esse post vai ser bem explicativo. 

                              Primeiro vamos entender onde é e o que é cada ponto da orelha
Helix
O Helix é o piercing de orelha mais comum, caracterizado por uma perfuração simples na borda da orelha.  Pode ser usado como base para perfurações mais compostas na orelha
Rook
É um piercing na cartilagem da parte interior da orelha, também conhecido como anti Helix. São conhecidos por serem mais doloroso já que exigem perfurações de grandes porções da cartilagem.
Tragus
É um piercing na pequena parte que fica no canal auditivo, bem ao lado do rosto. Por se tratar de uma região com cartilagem mais grossa, ele tende a ser mais doloroso.
Antitragus
Fica na cartilagem logo acima do lóbulo da orelha
Industrial ( tranversal)
Consiste em dois Helix conectados por uma única jóia. Deve ser feito corretamente para evitar que a barra única que une as duas perfurações seja pressionada por curvaturas internas e cause lesões.
Daith
Fica localizado na cartilagem interna da orelha, logo acima da entrada do ouvido
Snug
Piercing que fica localizado na cartilagem interna próxima da borda e de frente com o canal auditivo.

Conch
Atravessa a parte interna da cartilagem, terminando atrás da orelha. A perfuração pode ser alargada. Nem preciso dizer que deve doer e muito.
.
UFO
É raro, por se tratar de várias perfurações para apenas uma jóia

Como são colocados piercings na orelha:
São bem simples os métodos de colocação, são usados normalmente agulhas americanas ou catéteres cirúrgicos. Em casos mais específicos e alargamentos, são utilizados pinos de inserção ou bisturis.
1) O profissional esteriliza a jóia antes de iniciar o procedimento
2) Faz-se a assepsia com álcool a 70% da orelha, acentuando a cartilagem
3)A área é medida e demarcada, junto com você
4) Com uma pinça cirúrgica, o profissional segura o local, posicionando para o furo com firmeza.
5)Com a utilização de um cateter, faz-se a perfuração, retirando a agulha que foi utilizada no cateter, e o caminho que ficará guiará o profissional a introduzir a jóia.
6) O cateter é retirado e a jóia fechada.

Como você deve cuidar do seu piercing

Alguns cuidados são de extrema importância para que ocorra a perfeita cicatrização. São cuidados básicos, porem, devem ser seguidos à risca, como não ingerir alimentos muito gordurosos, carne de porco, chocolates, frituras, frutos do mar... 
Higienização correta do local, deve ser lavado com água corrente e sabonete neutro, todos os dias durante o período de cicatrização, quando o local estiver molhado, movimentar tranquilamente a jóia  para que a casquinha de cicatrização que se forma no local, não seja arrancada bruscamente, causando uma ferida, quelóides ou cicatrizes. Ao fazer estes movimentos com a jóia, a secreção e os resíduos da própria casquinha, sairão automaticamente. É indispensável ter cuidado ao secar a orelha com a toalha, para que a mesma não se enrosque com o brinco. Eu uso no meu Sabonete Protex, soro fisiológico e uma solução Spray anti séptico ( Hertz) que também é anestésico, ou seja, é perfeito, vende em farmácias e não precisa de receita. Antes eu também passava Povidine e Água oxigenada.
Tenha cuidado ao dormir, para não dormir do lado do piercing, atender o telefone do outro lado, prender os cabelos, não tome banho de piscina, de mar etc.

A cicatrização na orelha varia de 2 meses à 1 ano, conforme o organismo de cada pessoa. Uma boa dica para acelerar um pouco o processo de cicatrização, é o consumo diário de vitamina C, muito comum em frutas como acerola, laranja, limão.

Alergias, infecções, quelóides e rejeições podem ocorrer quando um piercing é perfurado de maneira incorreta, com materiais inadequados, sem higiene necessária ou mesmo quando não são seguidos os cuidados recomendados como limpeza diária e cuidados quanto a ambiente que possam oferecer risco de contaminação como prais, por exemplo.
Em caso de infecção com presença de pus, é recomendada a remoção da jóia e um reforço da limpeza do local perfurado para que não ocorram problemas de quelóides ou aumento da infecção que pode atingir o sangue e causar problemas mais sérios.

Piercings não são perigosos ou difíceis, eles só exigem um pouco mais de cuidado. Se o trabalho for feito por um bom profissional, com materiais adequados e os cuidados pós perfuração forem tomados, seu piercing não trará problemas e vocês poderá desfrutar dele pelo resto da vida, se quiser.

Espero que tenham gostado do post. :* L.